Esse site não é mais sobre a feira citada abaixo, pois esse domínio mudou de dono:
A Ecoadventur é uma feira periódica voltada a estimular o desenvolvimento sustentável de regiões cujos ecossistemas encontram-se ameaçados.
Em 2004, no Litoral Norte de São Paulo, com o suporte do SEBRAE e da Prefeitura de Caraguatatuba, viabilizou-se a realização da primeira Ecoadventur que, ao colocar lado a lado ações de Responsabilidade Sócio-Ambiental e Empreendedorismo em atividades econômicas de baixo impacto no meio ambiente, diferenciou-se dos demais eventos que ocorrem no Brasil. Suas áreas de abrangência são: Preservação e Recuperação Ambiental, Educação Socioambiental, Patrimônio Imaterial, Vida Saudável, Empreendedorismo Sustentável, Formação e Capacitação Profissional, Sustentabilidade Empresarial.
Em suas primeiras oito edições, a Ecoadventur teve o patrocínio de empresas do porte da Nestlé, Petrobras, Sabesp, Grupo Serveng-Civilsan, Rede Vanguarda/Globo e parcerias com as Prefeituras de São José dos Campos e Caraguatatuba, além de apoios da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, do CIESP, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos –SJC, do Convention & Visitors Bureau de São José dos Campos, do GPMAI- Grupo de Profissionais de Meio Ambiente das Indústrias do Vale do Paraíba, da Rede Vanguarda/Globo e contou com a participação de importantes organizações não governamentais como Greenpeace, WWF, SOS Mata Atlântica, Projeto TAMAR entre outros.
Objetivo do Evento
Captar a atenção dos mais diversos públicos para a obrigação de se preservar os ecossistemas, levando-os a perceberem a importância e vantagens do desenvolvimento sustentável na região e no mundo.
Para alcançar tal Objetivo, a Ecoadventur busca:
- Estimular o conhecimento e intercâmbio de ideias, tecnologia, produtos e técnicas de Preservação Ambiental, Ecoturismo e Turismo Ativo na Natureza, como meios para a preservação dos ecossistemas e inclusão social.
- Analisar e debater, científica e tecnicamente, temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, repercutindo-os e os tornando compreensíveis para a sociedade em geral.
- Estimular organizações não governamentais e instituições de ensino e pesquisa existentes na região a desenvolverem mais e melhores projetos de educação ambiental, principalmente junto ao público estudantil.
- Demonstrar e promover a divulgação de projetos socioambientais para que sirvam de exemplo e contribuição a novos projetos de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.